Crie milhares de páginas da Web que convertem
Para tornar nosso conteúdo acessível a mais usuários, traduzimos este artigo do inglês usando a tradução automática. Clique aqui para ler o artigo original. Se você notar algum problema com o conteúdo, não hesite em entrar em contato conosco pelo report-osteam@semrush.com.
O que é SEO programático?
O SEO programático envolve a criação de páginas de destino em grande escala para classificação nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Às vezes, isso é chamado de pSEO.
Cada página de destino começa com o mesmo modelo que contém os mesmos elementos (por exemplo, imagens, preços, avaliações etc.).
Em seguida, você cria variações da mesma página usando ferramentas automatizadas. Cada página tem como alvo uma palavra-chave diferente de baixa concorrência.
A Expedia usa essa estratégia de marketing de conteúdo em todo o seu site.
Digamos que você pesquise “os melhores hotéis em (local)”. É muito provável que você encontre uma página da Expedia entre os primeiros resultados.
Aqui está o resultado para “os melhores hotéis na Flórida”:

E “os melhores hotéis da Califórnia”:

Observe que o layout da página de destino permanece o mesmo, enquanto o local e o conteúdo mudam.
A Expedia não cria essas páginas do zero para cada cidade, estado e país. Esse é o resultado do SEO programático.
SEO regular vs. SEO programático
O SEO programático e a otimização regular para mecanismos de pesquisa têm o mesmo objetivo: obter mais tráfego orgânico.
Mas a maneira como cada um deles visa aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa é diferente.
O SEO regular é um conjunto de processos para melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa (como o Google). É uma estratégia de longo prazo com mais foco em conteúdo de alta qualidade.
Parte de uma estratégia regular de SEO é criar páginas de destino e posts de blog centrados em palavras-chave específicas. É essa parte que mais difere do SEO programático.
A criação de conteúdo para SEO regular é um processo muito mais longo para criar conteúdo exclusivo. E você pode segmentar palavras-chave de maior concorrência.
O SEO programático é um processo mais rápido para atingir o mesmo objetivo: classificar-se no Google. É uma maneira de criar várias páginas de destino com um layout idêntico para pesquisa.
Você cria essas páginas de destino a partir de um banco de dados, modelos e automação. E você pode criar milhares de páginas com um banco de dados e um modelo.
Essas páginas também envolvem pesquisa de palavras-chave específicas, como o SEO normal.

Prós e contras do SEO programático
O SEO programático tem uma abordagem diferente do SEO comum. Mas o pSEO é uma maneira legítima de obter mais tráfego e conversões juntamente com sua estratégia regular.
Aqui estão algumas das vantagens do SEO programático:
- As páginas da Web são fáceis de dimensionar quando você cria seu modelo de página de destino
- Você pode segmentar categorias completas de palavras-chave e classificar todas as pesquisas disponíveis com um único esforço
- A segmentação de palavras-chave de baixa concorrência e a classificação no Google aumentam sua visibilidade na pesquisa
- Quanto mais visibilidade e tráfego de pesquisa você obtiver, maior será a probabilidade de criar backlinks
- O direcionamento para públicos que estão prontos para comprar pode resultar em mais vendas
Aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de mergulhar:
- A criação de um modelo de SEO programático requer habilidades de codificação
- Investir nas ferramentas sem código corretas significa um custo inicial mais alto
- A criação de conteúdo de baixa qualidade ou duplicado pode violar as políticas de spam do Google
- Indexar todas as suas páginas da Web pode ser complicado
- O SEO programático ainda é um processo que exige tempo e pesquisa intensiva e requer manutenção/monitoramento contínuos
Se você estiver pronto para experimentar, há três áreas principais que você precisa entender.
Os três pilares do SEO programático
Uma estratégia eficaz de SEO programático se concentra em palavras-chave de baixa concorrência com a maior probabilidade de conversão.
Em seguida, você usa essas palavras-chave para criar páginas de destino de alta qualidade, repletas de conteúdo exclusivo.
1. Palavras-chave de baixa concorrência
O SEO programático se concentra na segmentação de palavras-chave com menos concorrência para aumentar as chances de classificação de uma página.
Por exemplo, “lugares para se hospedar em Nevada” é uma palavra-chave de baixa concorrência que sites como Expedia, TripAdvisor e Airbnb terão como alvo.

Você encontra esses tipos de palavras-chave medindo a competitividade dos termos de pesquisa usando uma métrica chamada dificuldade de palavras-chave(KD).
É aqui que você a encontra na ferramenta Visão geral de palavras-chave:

Seu projeto de SEO programático terá como alvo essas palavras-chave com um KD% baixo. De 0 a 14 é “muito fácil”, enquanto de 15 a 29 é “fácil” e relativamente alcançável.
As palavras-chave difíceis normalmente exigem uma abordagem intensiva de SEO para oferecer a qualidade que competirá nas SERPs. Escolha palavras-chave com KD% mais baixo para segmentar para pSEO.
Você encontrará termos de pesquisa de baixo KD aplicáveis por meio da pesquisa de palavras-chave.
VISÃO GERAL DE PALAVRAS-CHAVE: (create-campaign destination_url=” show_input=”false” header=”Faça uma análise completa de palavras-chave” text=”with com a ferramenta Visão Geral de Palavras-chave” button_text=”Teste gratuitamente” bg_images=” bg_button=”-warning”)
2. Intenção de busca
A intenção de pesquisa refere-se ao objetivo principal do usuário quando ele chega ao seu site.
Há quatro tipos principais de intenção de pesquisa:
- Navegação: Os usuários procuram uma página específica (por exemplo, “login do Gmail”)
- Informativo: Os usuários tentam aprender mais sobre um tópico (por exemplo, “o que é o Search Console”)
- Comercial: Os usuários pesquisam antes de tomar uma decisão de compra (por exemplo, “melhores ferramentas programáticas de SEO”)
- Transacional: Os usuários tentam concluir uma ação ou compra específica (por exemplo, “comprar domínio de comércio eletrônico”)

Normalmente, o SEO programático envolve a busca de palavras-chave com intenção de pesquisa transacional ou comercial. Por exemplo, “capa do amazon kindle paperwhite” ou “revisão do amazon kindle paperwhite”.
Portanto, as páginas programáticas funcionam melhor para aqueles que estão na parte inferior do funil de marketing – aqueles queestão prontos para comprar.
Ao atender à intenção de pesquisa logo no início da página de destino, você informa aos leitores que eles estão no lugar certo. Isso aumenta a probabilidade de eles permanecerem na página.
Por exemplo, “os melhores restaurantes italianos em Londres” traz uma lista da Time Out:

Os usuários que pesquisam por essas palavras-chave estão prontos para comer. E o Time Out oferece 19 lugares para você fazer isso imediatamente, proporcionando uma ótima experiência ao usuário.
3. Experiência do usuário (UX)
Uma ótima experiência do usuário manterá e converterá as pessoas que chegarem à sua página. Mas a automação que possibilita o escalonamento da página de destino pode afetar a experiência do usuário.
Isso significa que você precisa de páginas de carregamento rápido com conteúdo exclusivo e útil em cada uma delas.
Por exemplo, o site de avaliações G2 tem milhares de páginas com o mesmo layout:

Há muitas informações nessas páginas. Ainda assim, tudo é carregado instantaneamente e funciona sem atrasos, criando uma experiência agradável e tranquila.
Você pode criar páginas de destino semelhantes usando SEO programático. Mas você precisa manter um alto padrão de qualidade.
Use ferramentas de automação para criar suas páginas de destino. Em seguida, peça a um ser humano que escreva (ou pelo menos edite minuciosamente) o conteúdo.
O uso de um modelo de página de destino com a mesma cópia gerada por IA para fins de classificação pode levar a penalidades por conteúdo de baixa qualidade ou pouco conteúdo.
O Google as chama de páginas Doorway:

Você pode evitar isso tornando as páginas valiosas com um design atraente e conteúdo escrito exclusivo.
Leia mais sobre questões como essas em nosso guia sobre penalidades do Google.
5 etapas para implementar uma estratégia de SEO programático
Um processo de SEO programático bem-sucedido começa com a pesquisa do seu público-alvo e dos concorrentes e, em seguida, com a escolha de palavras-chave de cauda longa que sejam relevantes para o seu negócio.
Depois que você souber as palavras-chave, crie o modelo da página de destino. E otimize sua experiência de usuário para convencer os visitantes a converter.
Confira como:
1. Pesquise seu nicho e seus concorrentes
Pesquise seu nicho para determinar o formato das páginas de destino que você deseja criar. Observe também o que seus concorrentes fazem para obter mais ideias.
Primeiro, pense no que seu público-alvo procura e gosta:
- Diferentes casos de uso para seu produto ou serviço
- Locais com os quais você trabalha
- Integrações que você oferece
- As 10 principais listas que são relevantes para o seu nicho
- Modelos que você pode criar
Para descobrir o seu foco, crie uma lista de todos os tópicos relevantes que você poderia abordar. É uma boa prática usar uma planilha para manter-se organizado.
Esses tópicos de nível superior se transformarão em seus “termos principais”. Vamos explorá-los na próxima seção.
Além dos tópicos, considere seus concorrentes.
Para o setor de viagens, isso inclui o TripAdvisor e a Expedia. Para imóveis, pense em Zillow e Realtor.com.
Anote os concorrentes que você conhece e os formatos e layouts das páginas de destino deles. Elas podem ajudar a inspirar suas próprias ideias. Depois de fazer isso, amplie sua rede.
Então, como você pode encontrar mais concorrentes?
Siga este processo de análise da concorrência, passo a passo, usando a ferramenta de Pesquisa orgânica da Semrush.
Abra a ferramenta e insira seu domínio. Em seguida, clique em “Pesquisar“.
Digamos que você seja proprietário de uma loja de ferragens local e queira analisar seus concorrentes. Você pode começar pesquisando na Home Depot:

Vá para a seção do relatório chamada “Principais concorrentes orgânicos”.
Esta é uma lista de sites com os quais a Home Depot concorre para as mesmas palavras-chave:

Para ver a lista completa, clique em “Exibir todos os concorrentes“.

A partir daí, você pode clicar em cada domínio. Em seguida, observe as palavras-chave orgânicas para as quais eles se classificam.
Esse processo dará a você uma ideia do tipo de página que o público-alvo de seus concorrentes (e o seu) procura e considera útil.
Adicione todas essas palavras-chave, tópicos e concorrentes à sua planilha.
A ferramenta Topic Research pode ajudar você a gerar mais ideias de conteúdo que incluam termos de cabeçalho e modificadores relevantes para o seu site.

2. Encontre os termos e modificadores que você usa
Os termos de cabeçalho são as categorias de nível superior das palavras-chave que você deve buscar. Seus modificadores transformam os termos principais em palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave de cauda longa são consultas de pesquisa altamente específicas com volumes de pesquisa relativamente baixos.
(Mais sobre isso em breve.)
Por exemplo, você pode escolher um termo de pesquisa relevante para o seu nicho (seu termo principal). Em seguida, adicione os locais específicos que as pessoas procuram (seu modificador).
O TripAdvisor usa modificadores baseados em localização. Dois de seus termos mais usados são “melhores hotéis” e “melhores aluguéis de férias”.
Outra é “coisas para fazer“.
Como se trata de um site de viagens, o modificador especifica onde com “in (location)”.
Por exemplo, “coisas para fazer em Nashville“.

Você também pode adicionar um modificador secundário para restringir ainda mais a pesquisa. Por exemplo, “Coisas para fazer em Nashville com crianças“.
Como o termo de pesquisa é mais específico, as páginas de destino secundárias podem ter um layout ligeiramente diferente dos modificadores primários:

Ou você pode mantê-las iguais. Depende de você.
Aqui estão mais alguns exemplos de SEO programático de termos de cabeçalho e modificadores:
- Zapier: “Como conectar (aplicativo) e (aplicativo)”
- Yelp: “Melhores restaurantes em (local)”
- Zillow: “(local) casas à venda”
- Canva: “(formato gráfico) modelo de design”
- Airbtics: “Arbitragem do Airbnb em (local)”
- DelightChat: “Melhores aplicativos do Shopify (tipo de aplicativo)”
Para descobrir como você pode criar suas palavras-chave de cauda longa, acesse a Keyword Magic Tool da Semrush.
Digite um dos termos principais da planilha.
Vamos usar o “marketing de conteúdo” como exemplo.

Você verá diferentes variações de seu termo principal.
O Keyword Magic sugerirá modificadores para você.

Os primeiros têm alto volume de pesquisa e alto KD. Isso significa que eles não são adequados para SEO programático.
Lembre-se de que queremos palavras-chave de cauda longa com baixo KD e volume de pesquisa. Então, vamos restringir a lista.
Ao adicionar um filtro KD, você pode optar por mostrar apenas palavras-chave com baixa dificuldade de classificação.
Clique no menu suspenso “KD” e selecione “Easy” (Fácil).

Agora, temos apenas ideias de palavras-chave de cauda longa.

Embora 366 palavras-chave pareçam muitas, você não criará páginas de destino com todas elas.
3. Escolha suas palavras-chave de cauda longa
Combinando os termos principais e os modificadores que você escolheu, você criará uma lista enorme de palavras-chave de cauda longa.
Agora, precisamos considerar a intenção de pesquisa e aquelas que podem ser repetidas nas páginas de destino.
Volte para a Keyword Magic Tool para encontrar suas sugestões de baixo KD. Vamos usar nosso exemplo de “marketing de conteúdo” novamente.
No menu suspenso ao lado de KD, selecione “Intent” (Intenção).
Começaremos com pessoas que desejam fazer uma compra.
Portanto, clique em “Transacional” e depois em “Aplicar“.

Assim, você terá uma lista de palavras-chave de cauda longa com um KD baixo. Além disso, a intenção de pesquisa correta.

Observe como o número total de palavras-chave caiu para 50.
Palavras-chave como “hubspot content marketing” podem inspirar você a criar páginas de destino de comparação.
Por exemplo, “(seu aplicativo) vs. (aplicativo do concorrente)”.
Ou você pode optar por usar um modificador baseado em localização.
Como “agência de marketing de conteúdo perto de mim”.
Para repetir esse processo, volte ao menu suspenso e clique na intenção “Commercial“.
Quando você tiver um grupo de palavras-chave de cauda longa com a intenção certa, adicione-as à sua planilha.
Reduza-os ainda mais com estas perguntas:
- Posso criar centenas de variações em torno dessas palavras-chave?
- Meu conteúdo atenderá à intenção de pesquisa?
- Meu conteúdo será bom o suficiente para ser classificado para esses termos?
- Essas páginas de destino trarão tráfego para mim?
- Essas páginas de destino me trarão negócios?
Se a resposta for “sim” para todas elas, você tem suas palavras-chave.
Se você não responder “sim” a todas as perguntas acima, descarte as palavras-chave ou guarde-as para outra coisa, pois elas não são adequadas para seu pSEO.
(KEYWORD MAGIC TOOL: (create-campaign destination_url=” show_input=”false”header=”Obtenha sugestões de palavras-chave” text=”com a Keyword Magic Tool, a maior base de palavras-chave do mercado” button_text=”Teste gratuitamente”bg_images=”https://static.semrush.com/blog/uploads/media/96/fd/96fd495930d058321d5f78f5554aff88/trial-superbanner-1.png”bg_button=”-success”)
4. Crie sua Landing PageTemplate
Você precisa de um modelo para criar milhares de cópias da mesma página de destino. Portanto, crie e desenvolva uma página da Web para usar como base do seu projeto de SEO programático.
O primeiro componente a ser definido é o seu conteúdo.
Cada página de destino provavelmente terá os mesmos elementos (por exemplo, gráficos, análises, listas etc.), mas elas não podem ter as mesmas informações se você não quiser que o Google as penalize.
Portanto, decida o layout da sua página de destino com base nas palavras-chave.
Por exemplo, você pode oferecer modelos como o Canva:

Para esses tipos de páginas programáticas, você priorizará os gráficos em relação ao texto.
Ou você pode escolher um layout de mercado (como o Rover) em que os fornecedores e clientes escrevem o conteúdo:

Aqui, o conteúdo escrito por terceiros e a localização das babás de animais de estimação são mais importantes. Você também precisará deixar espaço para um mapa nesses tipos de páginas de destino.
O design escolhido depende do que você oferece e do tipo de página de destino que o complementaria.
Você pode obter mais ideias sobre o tipo de palavras-chave e conteúdo a ser incluído com a ferramenta SEO Content Template da Semrush.

As palavras-chave semanticamente relacionadas fornecidas por essa ferramenta podem ser usadas na criação do conteúdo de suas páginas de destino programáticas.

Quando você tiver isso definido, é hora de criar sua página de destino.
Escolha um construtor de páginas de destino
Você pode criar uma página de destino com plug-ins do WordPress, como o WP All Import, ou um construtor de sites, como o Webflow.
O último tem modelos gratuitos que são fáceis para os iniciantes criarem seu próprio site.
O Webflow também tem incorporações HTML para você inserir seus dados em componentes dinâmicos:

Além disso, ele tem uma vasta base de conhecimento para usar sua API para SEO programático. Uma interface de programação de aplicativos(API) permite que os desenvolvedores de software incorporem o Webflow diretamente na sua página de destino.
Portanto, dê uma olhada para ver um passo a passo completo.
Escolha um banco de dados
Agora você sabe onde criar seu modelo. Mas onde você armazena as informações que compõem esses componentes?
Você pode usar uma planilha básica do Excel.
Ou use uma ferramenta como o Airtable, que facilita a criação de tabelas para organizar e gerenciar seus dados.
Considere as ferramentas de copywriting com IA
O SEO Writing Assistant da Semrush pode ajudar você a ver o quão original e amigável para SEO é o seu texto. Ele também pode sugerir palavras-chave relevantes para enriquecer seu texto e você também pode obter ajuda da IA ao escrever conteúdo para preencher seu banco de dados.

Na ferramenta SEO Writing Assistant, você pode simplesmente escrever um prompt sobre o qual deseja obter mais informações ou que deseja que seja escrito. Nesse caso, pedimos que você escrevesse um blog sobre marketing de conteúdo, o que ele é e por que é importante.
Depois disso, ao clicar em compor, o SEO Writing Assistant preencherá automaticamente a área com o texto sobre o tópico em questão.
Você também tem a opção de fazer uma pergunta direta à IA para preencher o conteúdo. Esse recurso pode ser selecionado diretamente abaixo do recurso de composição.
Observação: Esses recursos não têm a intenção de substituir o elemento humano do conteúdo escrito – eles servem como um guia útil no processo de redação. Use o bom senso e lembre-se das diretrizes do Google Developer para aproveitar o conteúdo gerado por IA.

Ao rolar para baixo na coluna da direita, você também pode ver a pontuação de legibilidade do projeto em que está trabalhando, o que melhora a experiência do usuário e o tempo na página.

E você pode usar o recurso Rephraser para sugerir alternativas para parágrafos selecionados:

Isso pode evitar que o Google sinalize você por uma cópia não original ou clonada.
O design, os dados e a cópia estão prontos para serem usados? Agora, você precisa combinar tudo.
Use um mecanismo de sincronização
Uma ferramenta como o Whalesync pode ajudar você a mover seus dados do Airtable para o modelo do Webflowt.
Você só precisa se certificar de que os campos correspondem em ambas as ferramentas:

Assim que o fizerem, mapeie-os juntos. O Whalesync fará o resto.
A automação que ocorre em segundo plano cria todas as suas páginas programáticas.
5. Otimize seu
Quando estiverem no ar, suas páginas de destino não precisarão apenas ser otimizadas para SEO. Eles também precisam atender a vários padrões de UX para convencer as pessoas a se converterem.
Aqui estão cinco dos mais importantes padrões de UX para páginas de SEO programático.
Comece com um design atraente
Você precisa de uma página de destino atraente para chamar a atenção do visitante. Mas isso não precisa ser complexo.
O Zapier usa gráficos simples para mostrar como é fácil conectar aplicativos com sua ferramenta:

Ele conta com bastante espaço em branco, o que chama a atenção para o botão “Connect My Apps” (Conectar meus aplicativos).
As cores complementares discretas também mantêm o foco do visitante no conteúdo escrito.
Certifique-se de que o conteúdo esteja alinhado com as expectativas do seu público
Seu copywriting deve persuadir as pessoas a converter.
Isso significa que o conteúdo da sua página de destino deve estar alinhado com as expectativas do seu público.
Quando as pessoas acessam a página de destino do Airbnb sobre os aluguéis mais bem avaliados no Alasca, elas esperam encontrar uma lista de casas:

Se o conteúdo não correspondesse ao prometido, os visitantes abandonariam o site. Quando isso acontece com frequência, pode prejudicar suas classificações.
Melhore você mesmo qualquer copywriting de IA
Se você usar uma ferramenta de copywriting com IA, é essencial garantir que cada página seja valiosa e não um clone das outras.
Se você mesmo fizer os ajustes, isso também ajudará a fazer com que ele soe mais parecido com a voz e o tom da marca da sua empresa.
Se você não fizer isso e suas páginas de destino parecerem automatizadas ou inúteis, o Google poderá marcá-las como spam.
Mercados de dois lados, como o TripAdvisor e o Yelp, usam métodos inteligentes para evitar serem penalizados.
Em vez de escrever o conteúdo por conta própria, eles fazem com que as empresas preencham os perfis. Em seguida, incentive os clientes a avaliá-los.

Cada página de destino programática é então repleta de trechos de conteúdo exclusivo.
Tenha uma CTA clara
Dependendo do seu layout e estilo, pode ser útil manter uma chamada para ação(CTA) de destaque em cada página.
Depois que você satisfaz o público-alvo com sua oferta, um único botão ajuda a chamar a atenção dele para o estágio de conversão.
Veja como a Resume Genius usa uma CTA para suas páginas programáticas “(título do cargo) exemplo de currículo”:

Se o seu layout incluir muitos componentes diferentes (como marketplaces e sites de viagem), certifique-se de que cada um tenha seu próprio CTA.
Monitore suas páginas da Web após o lançamento
O trabalho não termina quando você publica suas páginas de destino. Monitorá-los após o lançamento é vital para atender aos padrões de UX e fazer com que os visitantes convertam.
A ferramenta Auditoria do site da Semrush pode ajudá-lo a descobrir os problemas técnicos de maior prioridade para ver onde você pode melhorar.
Por exemplo, links externos ou internos quebrados e a velocidade da página afetam negativamente a experiência do usuário.
A velocidade de carregamento rápida é fácil de usar. O carregamento lento pode frustrar os usuários a ponto de eles saírem da sua página.
Para verificar a sua, vá para Auditoria do site, insira seu domínio e configure a auditoria. Em seguida, você obterá uma lista priorizada de problemas e recomendações.
Para saber a velocidade do site, acesse o relatório “Site Performance” (Desempenho do site) em seu painel e clique em “View details” (Exibir detalhes):

A ferramenta lista todos os problemas de desempenho com dicas detalhadas sobre como corrigi-los.

Para verificar seus links internos, vá para “Internal Linking” (na lista de “Thematic Reports”).
Em seguida, clique em “Exibir detalhes“:

Novamente, você verá uma lista de problemas com dicas sobre como corrigi-los.

Quando seu site estiver livre de problemas, você poderá melhorar outras partes da experiência do usuário.
Por exemplo, você também pode querer fazer um teste A/B em diferentes versões da sua página de destino para ver qual tem o melhor desempenho.
Você está pronto para começar sua jornada de SEO programático?
O SEO programático não substitui o SEO comum. Os dois podem trabalhar lado a lado.
Com tantas ferramentas fáceis de usar amplamente disponíveis (e acessíveis), agora é o momento perfeito para você experimentar o pSEO.
Tanto o pSEO quanto o SEO começam com uma estratégia sólida de pesquisa de palavras-chave. Mas encontrar os termos e modificadores principais é a parte mais desafiadora do processo.
Portanto, vá até a nossa ferramenta Keyword Magic Tool para descobrir suas palavras-chave e iniciar sua própria jornada de SEO programático.










