Uma vez que atrair clientes para loja? 17 estratégias eficientes

Uma vez que atrair clientes para loja? 17 estratégias eficientes

Um dos maiores desafios que os empreendedores encontram é uma vez que atrair clientes para loja e se manter competitivos no mercado – e isso vale tanto para lojistas físicos quanto para os online. Se você se encaixa nesse contexto, saiba que veio ao lugar perceptível… Neste cláusula, vamos apresentar 17 estratégias para atrair mais consumidores e vender mais.

De concordância com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o faturamento do varejo brasílio (abrangendo tanto as vendas físicas quanto as online) foi de R$ 1,046 trilhão em 2022. E a quantia representa um incremento de 14,1% em verificação à 2021.

Esses dados animadores mostram o quanto o mercado é magnífico para os negócios e, ao mesmo tempo, o quanto ele também pode ser altamente competitivo…

No universal, isso faz com que a chave para ter sucesso vendendo produtos e serviços é saber as estratégias certas de uma vez que atrair clientes para loja, seja ela virtual ou física.

E é sobre isso que nós vamos falar neste cláusula! Portanto, sem mais delongas, vamos iniciar…

Uma vez que atrair clientes para loja?

Existem algumas estratégias que podem fazer a diferença durante o processo de atração de novos compradores para o seu negócio.

Elas envolvem desde iniciativas simples, uma vez que estudo do seu público, até outras mais complexas, uma vez que a implementação de um pós-venda eficiente.

A seguir, vamos apresentar em mais detalhes todas as dicas de uma vez que atrair clientes para loja. Veja!

1. Conheça o seu público

Saber o seu público significa entender quem são seus clientes. Vai além de dados básicos, uma vez que idade, gênero e localização. Envolve compreender seus hábitos, preferências, desafios e o que eles valorizam.

Estamos falando, mais precisamente, do noção de persona, que zero mais é do que um perfil semi-fictício do seu cliente ideal.

Saber a persona do seu negócio vai ajudar a personalizar seu atendimento, produtos e estratégias de marketing, garantindo que sua loja atenda às necessidades e expectativas específicas dos consumidores.

Ou seja, todas as suas estratégias serão mais direcionadas e, consequentemente, mais assertivas. Se quiser uma ajuda nessa tarefa, indicamos que preencha o Vegetal da Empatia, instrumento gratuita que foi desenvolvida por nossos especialistas. Basta clicar cá. ⬅️

2. Tenha um magnífico atendimento online e presencial

Para atrair e fidelizar clientes, a sua loja precisa estar pronta para ajudá-los de maneira eficiente, seja por meio de chat online, e-mails ou pessoalmente.

No atendimento online, é importante responder rapidamente às dúvidas dos clientes e oferecer suporte quando necessário. Já no atendimento presencial, a simpatia e a disposição para ajudar fazem toda a diferença.

No universal, os vendedores devem estar muito treinados, saber os produtos e serem capazes de proporcionar uma experiência positiva ao cliente. Isto é, desde o momento em que entram ou acessam a loja até o pós-venda. Vamos explicar esses pontos em mais detalhes ainda neste cláusula…

Por ora, tenha em mente que um atendimento de qualidade ajuda a resolver problemas e cria uma sensação positiva da sua marca. Ele contribui para a fidelização dos clientes e para a construção de uma boa reputação no mercado.

👥 Leia também: Tipos de clientes: conheça os 20 principais e uma vez que tratá-los

3. Use as redes sociais para atrair clientes para loja

Não dá para falar sobre uma vez que atrair clientes para loja, seja ela online ou física, sem referir as redes sociais. Essas plataformas, uma vez que Facebook, Instagram, TikTok e YouTube, são excelentes para se conectar com os consumidores e fazer mais vendas.

Nelas, você pode compartilhar texto educativos, falar sobre seus produtos, fabricar promoções exclusivas e interagir diretamente com os seguidores. É uma forma de erigir uma comunidade em torno da sua marca e manter seus clientes atualizados sobre novidades, lançamentos, eventos, etc.

E tudo isso, simples, contribui diretamente para o aumento das suas vendas. Uma magnífico forma de atrair mais clientes, concorda?

4. Publique unboxings e reviews

O chamado unboxing experience é quando você mostra o momento em que um resultado é retirado da embalagem; enquanto os reviews são avaliações e opiniões sobre esse resultado. Ambas as estratégias são valiosas para atrair clientes para loja.

Com unboxings, você proporciona uma experiência visual do que se pode esperar ao receber o resultado da sua loja. Na prática, essa transparência é ótima para erigir crédito, já que os consumidores têm uma prévia real do que vão comprar.

Nos reviews, por sua vez, você destaca a experiência de outros clientes com seus produtos. Essas avaliações podem estar na página de venda do resultado ou em landing pages, por exemplo. Se as avaliações forem positivas, isso pode incentivar ainda mais as novas compras.

5. Crie ofertas e cupons de desconto

Quem empreende sabe o quanto os clientes amam ofertas e cupons de desconto, não é verdade? Essas iniciativas são verdadeiros chamarizes para atrair clientes para loja.

Falamos isso porque, com as ofertas e promoções, você não exclusivamente atrai a atenção de novos clientes, mas também incentiva os consumidores já fidelizados a fazerem compras adicionais.

A mesma traço de raciocínio segue para os cupons de desconto… Eles funcionam uma vez que um ímã para novos clientes e estimulam a recompra. Só tenha desvelo na hora de desenvolver essas estratégias para não ter problemas no seu fluxo de caixa.

A teoria é fazer mais vendas, não gerar prejuízos para o seu negócio.

📖 Vamos deixar cá duas sugestões de leitura sobre os temas:

6. Desenvolva programas de fidelidade

Os programas de fidelidade recompensam os consumidores por escolherem repetidamente a sua loja. Basicamente, eles acumulam pontos, ganham descontos ou recebem benefícios exclusivos cada vez que fazem uma compra.

Analisando de forma mais aprofundada, essas recompensas incentivam a fidelidade, pois os clientes percebem que estão recebendo alguma coisa em troca de sua preferência pela sua marca.

Elas não exclusivamente encorajam compras repetidas, mas também promovem o boca a boca positivo, já que clientes satisfeitos tendem a recomendar a loja para amigos e familiares.

7. Aproveite as datas comemorativas

Datas especiais, uma vez que Natal, Dia das Mães, Black Friday, entre outras, criam oportunidades únicas para atrair clientes para loja e aumentar as vendas.

Os consumidores estão mais propensos a fazer compras nesses períodos, muitas vezes em procura de presentes ou aproveitando as promoções sazonais. Por isso, aproveite essas ocasiões para fabricar campanhas temáticas e perceptível tino de urgência para fazer os consumidores tomarem a decisão de compra.

Tenha sempre em mente que as datas comemorativas são uma magnífico oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, enviando mensagens personalizadas, oferecendo brindes especiais, etc.

📩 Aproveite para ler também: 68 ideias de mensagem de término de ano para clientes.

8. Capriche na vitrine online e física

Assim uma vez que uma vitrine física muito arrumada atrai pessoas para entrar em uma loja, uma vitrine online atrativa labareda a atenção dos visitantes do seu site. As duas precisam estar impecáveis!

Na vitrine online, garanta que as fotos dos produtos sejam de subida qualidade e que a disposição seja muito organizada. Utilize descrições claras e destaque promoções ou produtos com mais saída.

Para a vitrine física, organize os produtos de maneira visualmente aprazível, utilize iluminação adequada e destaque itens especiais. Faça com que a vitrine represente a identidade e os valores da sua marca.

9. Faça remarketing

Fazer remarketing foca em impactar novamente pessoas que já interagiram com a sua loja de alguma forma, mas não concluíram a compra. Ele serve uma vez que um lembrete sutil para os clientes retornarem para finalizar a compra.

De maneira universal, é uma boa iniciativa para maximiza as chances de metamorfosear visitantes em clientes, aproveitando ao supremo o tráfico que já passou pela sua loja online. Só é preciso ter desvelo para não exagerar nas ações e sobrecarregar as pessoas com mensagens em excesso, combinado?

🎯 Explicamos mais sobre isso neste cláusula: O que é remarketing? Dicas e exemplos para iniciar em 2023.

10. Aposte no marketing de texto

O marketing de texto serve para fabricar e compartilhar informações relevantes para a sua audiência, fazendo troço da estratégia de marketing da sua loja. Ele pode incluir blogs, publicações nas redes sociais, dentre outros tipos de texto que agregam valor aos clientes.

Em termos simples, é com ele que você consegue fazer com que as pessoas possam encontrar sua loja mais facilmente ao pesquisar por produtos relacionados ao seu negócio. E os principais resultados disso são a atração de mais clientes e a realização de mais vendas.

11. Trabalhe com influenciadores

Os influenciadores fazem cada vez mais troço da vida dos consumidores modernos e você não pode ignorar isso durante o processo de uma vez que atrair clientes para loja. Isso porque essas personalidades têm o poder de impactar as decisões de compra de seus seguidores.

Assim, ao trabalhar com influenciadores, a sua loja pode se beneficiar da crédito que eles estabeleceram com o público. Basta que eles criem um texto verdadeiro, uma vez que avaliações ou recomendações, e destaquem seus produtos de maneira genuína.

Quando falamos em influenciadores, é generalidade que os lojistas descartem essa possibilidade por considerar exclusivamente os grandes nomes conhecidos no mercado… Não cometa esse erro.

Hoje em dia, existem influenciadores variados, que trabalham com empresas de diversos portes e nichos de mercados. Faça uma boa pesquisa sobre a sua superfície e veja quais dessas personalidades seria interessante fechar uma parceria para atrair mais clientes para sua loja.

12. Aplique técnicas de SEO

Você já ouviu falar nas técnicas de SEO? Elas são vitais para posicionar sua loja entre os principais resultados dos buscadores – uma vez que o Google, por exemplo – e atrair mais clientes.

Essas técnicas envolvem a escolha de palavras-chave relevantes, geração de texto de qualidade, otimização de meta descrições e URLs, etc. Caso você não saiba infligir cada um desses pontos, sugerimos que aprofunde seus conhecimentos ou, se julgar necessário, conte com ajuda profissional.

Isso porque a otimização para motores de procura não exclusivamente aumenta o tráfico orgânico para o seu site, mas também estabelece uma base sólida para a presença online da sua loja. Não esqueça disso!

🔎 Leia também: 9 dicas de SEO para Ecommerce.

13. Invista em anúncios pagos

Outra dica de uma vez que atrair clientes para loja é fazer anúncios pagos. Eles podem ser feitos nas redes sociais, por meio de ferramentas uma vez que Facebook Ads (para Facebook e Instagram), TikTok Ads e outras, além dos mecanismos de procura, a partir do Google Ads.

Falamos isso porque é por meio dos anúncios que você pode direcionar sua mensagem para um público específico, com base em critérios uma vez que localização, idade, interesses e comportamentos online. Eles serão exibidos para pessoas mais propensas a se interessarem pelo que sua loja oferece.

É uma estratégia mormente útil quando você deseja resultados rápidos e precisa inferir um público-alvo específico de forma segmentada.

📢 Aproveite para ler: Tipos de anúncios: conheça os 11 mais relevantes para o seu negócio.

14. Replique a experiência do online no mundo físico

Reproduzir a experiência do online no mundo físico significa prometer que a qualidade e a identidade da sua marca sejam consistentes tanto na loja virtual quanto na loja física.

Por exemplo, se a sua loja online possui um design específico, uma paleta de cores própria e um processo de compra intuitivo, é importante replicar esses elementos na loja física.

O foco é fabricar uma conexão instantânea entre o envolvente online e o físico, fazendo com que os clientes tenham uma experiência familiar nos dois ambientes.

Outrossim, replique também a qualidade dos produtos, o atendimento e outros aspectos-chave da marca. Essa abordagem integrada ajuda a erigir uma imagem de marca potente e a substanciar a crédito dos consumidores em sua loja.

💡 Entender sobre branding e rebranding pode te ajudar nesse sentido.

15. Treine seus vendedores

Vendedores muito treinados conhecem os produtos ou serviços, entendem as políticas da empresa e estão preparados para mourejar com diversas situações. Desde tirar dúvidas dos clientes até resolver problemas de forma eficiente.

Esse conhecimento aprimora a experiência de compra, contribui para erigir uma imagem positiva do negócio e, simples, atrai mais clientes para loja.

Outro ponto importante é estabelecer um treinamento contínuo, a término de deixar os colaboradores sempre atualizados a reverência de novos produtos, estratégias de vendas e tecnologias.

16. Seja um ponto de retirada

Já pensou na possibilidade de transformar a sua loja física em um ponto de retirada para itens comprados online?

Acredite, essa prática é mormente útil para proporcionar mais conveniência aos consumidores que desejam evitar custos de frete ou preferem buscar seus pedidos em um sítio próximo.

Assim, você aumenta suas chances de atrair clientes locais, solevar o nível de satisfação dos consumidores e até mesmo incentiva compras adicionais quando os clientes visitam pessoalmente o ponto de retirada.

Lembre-se exclusivamente de exprimir claramente essa opção durante o processo de compra!

17. Tenha um pós-venda eficiente

A compra não acaba quando a obtenção do resultado é feita na página de checkout – muito menos a sua relação com o cliente. E é para isso que serve o chamado pós-venda.

Um pós-venda eficiente abrange questões uma vez que:

  • Dar suporte ao cliente;
  • Fornecer informações de rastreamento para os pedidos;
  • Resolver problemas ou dúvidas pós-compra de maneira rápida e eficiente;
  • Dentre outros pontos.

Outrossim, essa lanço oferece a oportunidade de obter feedback dos compradores, seja por meio de pesquisas de satisfação, avaliações ou simples perguntas sobre a experiência de compra. Isso é valioso para identificar áreas de melhoria e mostrar aos clientes que a sua loja se preocupa com a qualidade do atendimento.

Transforme o seu negócio em uma MÁQUINA DE VENDAS!

O propósito deste cláusula foi mostrar tudo a reverência de uma vez que atrair clientes para loja. Esperamos que o texto tenha sido muito útil para você!

Entretanto, nós sabemos que quando o ponto é aumentar o volume de vendas, é preciso ir além…  Você pode – e deve – transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas.

E para te ajudar nisso, nós criamos o Treinamento Implementando a Máquina de Vendas, disponível na nossa plataforma de ensino!

As aulas são ministradas por Thiago Reis, perito em vendas com mais de 12 anos de experiência. Nelas, ele vai te ensinar uma vez que prospectar clientes, erigir processos de venda, fazer planejamentos e muito mais!

Para iniciar, assine a plataforma de ensino do Ecommerce na Prática. É só clicar cá ou no botão subalterno: