Uma vez que gerar loja no Pinterest: guia prático e completo

Uma vez que gerar loja no Pinterest: guia prático e completo

Quer saber porquê gerar uma loja no Pinterest? Leste cláusula vai te mostrar um guia completo, indo desde a geração do catálogo até a mensuração dos resultados de venda. Leia o teor e tire todas as suas dúvidas! 

Hoje, o Pinterest conta com mais de 463 milhões de usuários ativos, todos os meses – um número que, de conformidade com os relatório da própria rede social, cresce consistentemente ano a  ano.

Só no Brasil, dados mostram que são mais de 34 milhões de usuários ativos!

Dados do Pinterest também mostram que anunciantes que usam a sua plataforma podem atingir mais de 53 milhões de pessoas – considerando unicamente a América do Sul. Por todos esses dados, o Pinterest se tornou um fado lucrativo para quem deseja vender na internet.

Mas, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso tomar alguns cuidados. Dentre eles, o mais importante é o de gerar uma loja no Pinterest, seguindo todas as recomendações da plataforma.

Se você também tem incerteza quanto a esse processo, leste cláusula é o que você precisa. Nele, vamos detalhar o passo a passo para gerar uma loja no Pinterest e divulgá-la aos quatro ventos!

Para inaugurar, assista ao vídeo aquém:

Dá para vender no Pinterest?

Sim, é totalmente provável vender no Pinterest! Esta plataforma, que às vezes é subestimada por empreendedores e anunciantes, possui um grande potencial para impulsionar tráfico e vendas para Ecommerce.

O Pinterest se destaca por ser um espaço onde os usuários seguem seus interesses e paixões, o que torna a plataforma extremamente valiosa para promover produtos – sobretudo se você conhece muito a sua persona e público-alvo.

Ao contrário de outras redes sociais, nas quais o teor é geralmente orientado por conexões sociais, no Pinterest, os usuários estão mais focados em deslindar e colecionar ideias que se alinham com seus interesses pessoais.

Isso cria uma oportunidade única para as marcas posicionarem seus produtos de maneira eficiente, atingindo um público que já demonstra interesse em categorias específicas.

Uma vez que funciona uma loja no Pinterest?

Uma loja no Pinterest funciona porquê uma vitrine online, na qual os comerciantes podem exibir e vender seus produtos diretamente na plataforma.

Utilizando Pins de resultado, os vendedores têm a oportunidade de ressaltar itens individuais, que podem ser marcados com rótulos específicos porquê “Mais vendido” ou “Popular”, baseados na frequência de compras e cliques dentro de categorias de produtos no Pinterest.

Esses rótulos ajudam a aumentar a visibilidade e a atratividade dos produtos para os usuários que navegam na plataforma.

Podemos manifestar que uma loja no Pinterest oferece uma experiência única de Ecommerce, na qual a invenção visual ganha o protagonismo e é fundamental para aumentar as vendas.

Uma vez que perfurar uma loja no Pinterest?

Depois entendermos o funcionamento e o potencial de uma loja no Pinterest, o próximo passo é explorar porquê você pode perfurar sua própria loja na plataforma. Leste processo, embora simples, requer atenção a alguns detalhes importantes.

Vamos submergir nas etapas essenciais e nas melhores práticas para transformar seu perfil no Pinterest em uma poderosa instrumento de Ecommerce. Continue lendo!

1. Crie seus catálogos de produtos

O catálogo de produtos no Pinterest é uma instrumento dinâmica que permite às empresas transformar seu inventário de produtos em Pins compráveis, facilitando a invenção e a compra por segmento dos usuários da plataforma.

Para inaugurar, você precisará de uma conta business (mercantil) no Pinterest. Isso não unicamente profissionaliza sua presença na plataforma, mas também desbloqueia uma série de ferramentas e análises essenciais para o seu negócio.

Em seguida, é crucial reivindicar seu site. Essa reivindicação zero mais é do que atrelar o seu site de vendas à conta business. Uma empresa pode reivindicar vários domínios, mas cada domínio só pode ser reivindicado por uma única conta business.

Para reivindicar seu site, adicione uma tag HTML, um ficheiro HTML ou registo TXT ao código-fonte do seu website. Você pode entender porquê completar esse processo na página do Pinterest.

Ou por outra, seu site deve estar em conformidade com as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest. Isso inclui ter políticas claras de frete e reembolso, além de dados de contato facilmente acessíveis.

O próximo passo é preparar uma nascente de dados ou um registro contendo uma lista dos seus produtos e seus atributos correspondentes. Leste registro é o coração do seu catálogo de produtos, pois é a partir dele que o Pinterest extrai as informações para gerar Pins de resultado.

Vamos entender porquê gerar esta nascente de dados agora…

2. Inclua seus produtos no Pinterest por meio de uma nascente de dados

Agora que você já tem um catálogo de produtos, o próximo passo é incluir esses produtos no Pinterest a partir de uma nascente de dados. Leste processo garante que seus produtos sejam exibidos corretamente na plataforma.

A primeira nascente de dados da sua conta deve ser adicionada pelo proprietário da conta. Caso você tenha chegada de gestor ou chegada aos catálogos de outra conta, poderá aditar mais fontes de dados conforme necessário.

⚠️ Ao configurar sua nascente de dados, é principal selecionar o país e o linguagem corretos, pois essas informações determinam onde seus Pins serão distribuídos e não podem ser alteradas posteriormente.

Para aditar sua nascente de dados, siga estes passos:

  • Faça login na sua conta business do Pinterest em um computador;
  • Clique em ‘Anúncios’ e depois em ‘Catálogos’;
  • Preencha as informações do URL da sua nascente de dados, incluindo o nome e o URL do feed de produtos. Lembre-se de que o URL deve inaugurar com ftp:// ou sftp:// e incluir o endereço completo do registro;
  • Escolha o formato do registro, a disponibilidade predefinida do resultado, o país/região, o linguagem e a moeda dos produtos. Se necessário, insira também os dados de login do feed de produtos;
  • Utilize a instrumento de teste para validar seu feed do Pinterest, corrigindo quaisquer erros que possam desabrochar;
  • Depois validar o feed, clique em ‘Fabricar Pins‘ para iniciar o processamento do seu feed.

Se encontrar erros em seguida clicar em ‘Fabricar Pins’, certifique-se de que o feed atende aos requisitos do catálogo, inclui todos os campos obrigatórios e está alcançável. Uma vez que esses requisitos sejam cumpridos, você pode tentar novamente.

3. Crie grupos de produtos

Um grupo de produtos é uma coleção de itens do seu catálogo que podem ser destacados e até patrocinados com anúncios de shopping.

Essa organização não só facilita a gestão do seu catálogo, mas também permite que você direcione suas estratégias de marketing de forma mais eficiente.

Você tem a opção de gerar grupos de produtos manualmente, e o Pinterest também pode gerar e sugerir grupos maquinalmente para você.

Na hora da geração dos grupos, considere agrupar produtos similares com base em critérios porquê disponibilidade, marcas, categoria, quesito, rótulo personalizado, gênero, ID do item, preço ou tipo de resultado.

Sempre verifique se os campos correspondentes existem e estão preenchidos na sua nascente de dados, porquê vimos no tópico anterior.

Ou por outra, nomeie seus grupos de produtos de forma clara e intuitiva, baseando-se nos filtros selecionados. Por exemplo, um grupo chamado “Vestidos Mais Vendidos” indica imediatamente o teor do grupo para os usuários do Pinterest.

Veja o passo a passo para gerar um grupo de produtos:

  • Entre na sua conta business do Pinterest no computador;
  • Clique em ‘Anúncios‘ e depois em ‘Catálogos’;
  • Selecione ‘Ver grupos de produtos’ e clique em ‘Fabricar grupo de produtos’;
  • Escolha ‘Fabricar manualmente’;
  • Use os filtros disponíveis para selecionar os produtos que farão segmento do seu grupo;
  • Depois impor os filtros desejados, clique em ‘Próxima lanço’, insira um nome para o seu grupo de produtos e clique em ‘Feito’.

4. Crie anúncios para patrocinar seus Pins de resultado

No varejo online, a visibilidade é tudo. No Pinterest, isso não é dissemelhante. Patrocinar seus Pins de resultado é uma estratégia eficiente para aumentar essa visibilidade e, consequentemente, suas vendas.

Existem duas maneiras principais de patrocinar seus grupos de produtos no Pinterest:

  • Anúncios de Shopping: estes são anúncios de imagem única que destacam um resultado específico, desempenado aos interesses do público do Pinterest. Eles são uma maneira eficiente de conquistar a atenção dos usuários que estão buscando inspiração e ideias na plataforma;
  • Anúncios de Coleções Personalizados: esses anúncios utilizam várias imagens, começando com uma imagem de estilo de vida seguida por um grupo de produtos relevantes. Eles são ideais para mostrar porquê seus produtos podem ser integrados no dia a dia dos usuários, oferecendo uma experiência mais rica e envolvente.

Além de patrocinar seus grupos de produtos, você pode aproveitar o retargeting dinâmico para saber pessoas que já visitaram seu site ou têm itens no carrinho de compras. Falamos mais sobre essa estratégia neste cláusula: O que é remarketing? Dicas e exemplos (2024)

E, já que estamos falando de anúncios no Pinterest, cá vão algumas dicas essenciais sobre o ponto:

  • Tenha em mente que, se você atualizar as imagens de todo o seu catálogo, a veiculação dos seus anúncios pode ser adiada por alguns dias;
  • O Pinterest utiliza os dados do seu resultado para mostrar anúncios relevantes, eliminando a urgência de formato de segmentação suplementar;
  • Se você gerencia várias contas de anúncios, todas podem acessar os catálogos no nível da conta business;
  • Comece com uma campanha ampla usando seu grupo de produtos padrão “Todos os Produtos”. Posteriormente, refine suas campanhas para otimizar o desempenho;
  • Escolha uma janela de lookback mais longa para aumentar o alcance e otimize conforme necessário;
  • Inicie suas campanhas com lances automáticos para maximizar os resultados e o uso eficiente do orçamento.

5. Mensure os resultados e otimize

O Pinterest oferece ferramentas robustas para seguir, gerar relatórios e otimizar suas campanhas de compras, permitindo que você refine suas estratégias e alcance melhores resultados.

Alguns dos recursos que você tem para fazer essa mensuração são:

  • Relatórios de Anúncios de Compras;
  • Relatórios de Grupos de Produtos:
  • Relatórios ao Nível de Artigos;
  • E mais!

Melhores práticas para otimização de campanhas:

  • Organize suas campanhas por categorias de produtos para facilitar a gestão de palavras-chave negativas e otimização;
  • Evite gerar estruturas de campanhas e grupos de anúncios muito detalhadas se os orçamentos diários forem limitados;
  • Use palavras-chaves negativas para proteger a marca, mas evite usá-las de forma que possam limitar a distribuição dos seus anúncios;
  • Combine grupos de produtos semelhantes em um único grupo de anúncios para um controle mais eficiente de otimização, incluindo ofertas, orçamentos e públicos-alvo;
  • Ao longo do tempo, divida grupos de produtos de basta desempenho para refinar ainda mais suas estratégias.

Uma vez que conectar minha loja no Pinterest à minha plataforma de Ecommerce?

Existem muitas formas de conectar a sua loja no Pinterest à sua plataforma de Ecommerce, e o processo varia de conformidade com os serviços que você usa. A seguir, vamos mostrar o tutorial completo para quem usa a Nuvemshop, a plataforma de Ecommerce líder da América Latina.

Na Nuvemshop, o processo é feito por meio de um aplicativo específico, o Pinterest by Empreender.

Leste aplicativo facilita a conexão entre sua loja Nuvemshop e o Pinterest, permitindo uma gestão eficiente dos seus produtos na plataforma. Com ele, o envio do seu catálogo de produtos para o tela do Pinterest é simplificado, garantindo que sua oferta esteja atualizada maquinalmente.

O Pinterest by Empreender é totalmente gratuito, tornando-o uma opção alcançável e valiosa. Clientes Nuvemshop, no entanto, têm um desconto significativo no combo Empreender Plus, que inclui uma variedade de aplicativos úteis.

Uma vez que integrar o Pinterest by Empreender com a Nuvemshop?

O passo a passo para integrar o Pinterest by Empreender com plataforma Nuvemshop é muito simples:

  • Clique em “Instalar Aplicativo” e aceite as permissões;
  • Acesse as configurações no Pinterest, vá em Contas Conectadas e reivindique seu site;
  • Copie a tag HTML do Pinterest e cole-a na seção apropriada na Nuvemshop;
  • No app enhanced, clique em “autenticar-se no Pinterest“;
  • Aguarde a validação do catálogo e da tag.

Depois esses passos, sua loja estará pronta para aproveitar todas as vantagens que o Pinterest by Empreender oferece.

Uma vez que propalar minha loja no Pinterest?

Uma vez que já descobrimos neste cláusula, o Pinterest não é unicamente uma rede social, mas uma poderosa instrumento de invenção visual, na qual os usuários buscam inspiração e ideias para suas próximas compras.

Neste contexto, vamos explorar algumas das melhores práticas para promover sua loja nessa plataforma. Veja!

1. Adicione o botão “pin it” na sua loja virtual

Uma das maneiras mais eficazes de integrar sua loja virtual ao Pinterest é adicionando o botão “Pin It”.

Leste pequeno, mas poderoso recurso permite que os visitantes do seu site salvem seus produtos diretamente em seus painéis do Pinterest com unicamente um clique.

Ao facilitar que seus produtos sejam compartilhados na plataforma, você não só aumenta a visibilidade dos seus itens, mas também aproveita o poder do marketing boca a boca do dedo.

A maioria das plataformas de Ecommerce oferece opções simples para aditar o botão “Pin It” em suas páginas de resultado. Em alguns casos, pode ser tão simples quanto ativar uma opção nas configurações da sua loja.

Leste é um exemplo clássico de marketing orgânico! Quando os clientes compartilham seus produtos, eles estão indiretamente endossando sua marca e produtos para seus seguidores.

2. Descreva suas postagens usando técnicas de SEO

O SEO no Pinterest funciona de maneira semelhante ao dos motores de procura tradicionais: ele ajuda a posicionar seus pins de forma mais eficiente nas buscas dos usuários, aumentando assim as chances de serem encontrados e compartilhados.

Para inaugurar, identifique as palavras-chave mais relevantes para seus produtos e inclua-as nas descrições dos seus pins. Pense porquê seu cliente-alvo e quais termos ele usaria para encontrar produtos porquê os seus.

Escreva descrições claras e atraentes que não unicamente incluam suas palavras-chave, mas também forneçam valor ao usuário. Lembre-se de que o objetivo é engajar quem está do outro lado e incentivá-lo a saber mais sobre o resultado.

Assim porquê em outras redes sociais, as hashtags podem ajudar a aumentar a visibilidade dos seus pins. Use hashtags relevantes e específicas para o seu nicho.

E, já que estamos falando de palavras-chave, vale o aviso: embora elas sejam importantes, elas devem ser inseridas de maneira originário. As descrições devem ser legíveis e interessantes para as pessoas, não unicamente para os algoritmos de procura.

3. Crie postagens de qualidade

A chave para o sucesso cá é desenvolver teor que não unicamente chame a atenção, mas também seja relevante e eficiente em exprimir a origem da sua marca. Mas porquê você pode prometer que suas postagens atinjam esses objetivos e se destaquem em um mar de teor visual?

Invista em imagens de subida qualidade, com boa iluminação e elaboração. Lembre-se de que a primeira sentimento é visual, logo suas imagens devem simbolizar muito seus produtos.

Aparências não são tudo, no entanto. Além de ser visualmente simpático, seu teor deve fornecer valor ao seu público. Isso pode ser feito através de dicas úteis, informações sobre o resultado, ou até mesmo histórias que se conectam emocionalmente com os usuários.

Por último, mas não menos importante, mantenha uma identidade visual consistente em todas as suas postagens. Isso ajuda a erigir reconhecimento da marca e crédito com seu público.

Para ajudá-lo a superar o bloqueio criativo e a falta de ideias, temos uma solução próprio: o e-book “57 ideias do que postar nas redes sociais”. Leste material gratuito foi cuidadosamente desenvolvido para que você nunca mais fique sem inspiração na hora de gerar suas postagens.

E o melhor: todas as ideias sugeridas têm basta potencial de alcance, engajamento e conversão!

Baixe gratuitamente agora:

Perguntas Frequentes

Uma vez que perfurar uma loja no Pinterest?

Para perfurar uma loja no Pinterest, crie uma conta business, reivindique seu site e siga as Diretrizes para Comerciantes. Em seguida, configure seu catálogo de produtos, utilizando a instrumento de catálogos do Pinterest para importar e atualizar seu inventário.

Dá para vender no Pinterest?

Sim, é provável vender no Pinterest. A plataforma permite que lojistas criem Pins de resultado, que podem ser usados para promover e vender itens diretamente aos usuários interessados em categorias específicas de produtos.

Uma vez que fazer para vender no Pinterest?

Para vender no Pinterest, configure sua loja e catálogo de produtos na plataforma. Use Pins de resultado para ressaltar itens individuais e aproveite os recursos de anúncios do Pinterest para aumentar a visibilidade e atrair compradores.

Uma vez que propalar minha loja no Pinterest?

Divulgue sua loja no Pinterest criando Pins de subida qualidade, utilizando técnicas de SEO nas descrições, interagindo com o público e usando o botão “Pin It” em sua loja virtual. Considere também anúncios pagos para maior alcance.