Expondo as maravilhas da experiência generativa da Pesquisa Google

 

O Google passou anos aprimorando a experiência de pesquisa. Recentemente, eles trouxeram a IA para esse processo com o Google Search Generative Experience, ou SGE. Isso representa uma nova abordagem para organizar os resultados da pesquisa para os usuários. Também promete fornecer informações de maior qualidade nesses resultados.

SGE é a mais nova maneira pela qual a IA generativa está mudando a forma como as empresas fazem negócios. Esta é uma mudança dramática, porém, que não necessariamente torna as coisas mais fáceis para os profissionais de negócios ou de marketing. Para alguns, isso pode até influenciar seu fluxo de receita se monetizarem o conteúdo.

O conhecimento torna a mudança um pouco menos impactante. Aprender mais sobre SGE pode ajudá-lo a avançar no processo e colocá-lo em uso para atender às suas necessidades de negócios.

Os bastidores do SEO: os bastidores da experiência geradora de pesquisa do Google

Primeiro, vamos responder a uma questão fundamental: “O que é a experiência geradora de pesquisa do Google?” SGE é um processo de pesquisa orientado por IA que turbina a maneira antiga de fazer as coisas.

Na última década, os avanços no processamento de linguagem natural (PNL) melhoraram os resultados da pesquisa. Modelos de linguagem grande (LLMs) baseados em transformadores aprimoram a forma como o sistema extrapola informações em resposta a consultas de pesquisa.

O processo também inclui geração aumentada de recuperação (RAG). RAG é um paradigma que a SGE usa para coletar informações. Você pode dividir o RAG em três componentes:

  • Codificador de entrada: Insere o prompt em incorporações vetoriais, uma representação numérica do texto
  • Recuperador neural: Recupera as informações mais relevantes
  • Gerador de saída: Cria a saída final ou página de resultados

Esta é uma versão altamente simplificada de um processo complexo. O que a IA oferece é uma versão mais robusta dos resultados da pesquisa, chamada de instantâneos.

Os instantâneos incluem primeiro um resumo, artigos e produtos relacionados à consulta e, posteriormente, você vê resultados mais tradicionais. Além disso, a IA oferecerá perguntas de acompanhamento elaboradas para uma pesquisa mais aprofundada.

Com esta evolução, motores de busca como o Google irão gerar respostas mais humanas, com melhor contexto e personalização. Isso é uma grande notícia.

Através do Google

Lançar feitiços: como a experiência generativa de pesquisa transforma as estratégias de SEO

Como o Google Search Engine Experience usa IA para transformar o cenário de pesquisa, as marcas devem repensar suas estratégias de SEO para aproveitar essas mudanças. SEO visa melhorar a experiência do usuário. Isso não mudou com a introdução do SGE.

As empresas ainda devem priorizar o SEO ao criar conteúdo. No entanto, eles podem precisar levar a criação de conteúdo para o próximo nível.

Fornecer respostas concisas a uma ou duas perguntas não é complicado com pesquisas simples. Com essas opções de pesquisa mais complexas, você vai querer pensar além do básico. Você deve explorar:

  • Crie conteúdo multidimensional: Crie autoridade e responda a várias perguntas.
  • Adicione profundidade ao seu conteúdo: Superficial não vai funcionar mais.
  • Planeje demonstrar experiência: Todo o conteúdo deve demonstrar experiência e estabelecer autoridade. Esses são componentes que ajudam a construir confiança.
  • Expanda seu pensamento: Concentre-se menos em palavras-chave e mais em tópicos ou em responder perguntas.
  • Vá de cauda longa para cauda hiperlonga: Expanda ainda mais as frases-chave.
  • Fique à frente do pesquisador: Não responda apenas à pergunta; responda aos próximos cinco sobre um tópico.

Cada blog deve jogar um jogo longo. Cubra um tópico completamente para garantir uma classificação elevada no SGE.

Resultado de uma pesquisa generativa de IA para e-bikes
Através do Google

Alquimia de pesquisa: transformando palavras-chave em ouro de SEO com experiência generativa

As palavras-chave estão mudando com o SGE, então você também deve mudar a forma como as cria.

Aproveite palavras-chave de cauda longa

Isso não é novo, mas mudou graças à SGE. Suas palavras-chave de cauda longa agora exigem mais detalhes. Por exemplo, você pode usar atualmente “sapatos para caminhada”. Para otimizar para SGE, expanda essa ideia. Talvez suas palavras-chave de cauda longa sejam “tênis de caminhada para perda de peso” ou “tênis de caminhada confortáveis ​​para uso diário”.

Pense como o pesquisador

A SGE pretende fornecer pesquisas mais aprofundadas para consultas de pesquisa, o que se traduzirá em pesquisas mais detalhadas de palavras-chave. Você tem que gastar mais tempo pensando como quem pesquisa.

Você pode dividir isso em quatro construções com base na intenção da pesquisa, incluindo:

  • Informativo: O que o pesquisador espera aprender, ou seja, “O que é café frio?”
  • De navegação: O pesquisador está procurando uma marca específica? Ou seja, “Onde posso conseguir café Starbucks?”
  • Comercial: O pesquisador quer comprar agora, ou seja, “Onde fica a melhor cafeteria perto de mim?”
  • Transacional: O pesquisador deseja comprar algo online, ou seja, “Onde posso pedir cafés especiais online?”

Você deve construir suas palavras-chave em torno da intenção do usuário. Por exemplo, uma cafeteria pode usar palavras-chave de cauda superlonga, como:

  • “O que é café frio?” (Informativo)
  • “Obtenha café da marca Starbucks” (navegação)
  • “Pegue o melhor café do French Quarter” (Comercial)
  • “Compre cafés especiais online com entrega grátis” (Transacional)

A pesquisa de palavras-chave sempre teve como objetivo determinar as frases de pesquisa e tendências de conteúdo mais comuns. Com a SGE, expanda esse conceito para ir mais fundo.

Uma escalação repleta de estrelas: os jogadores na arena de experiência geradora de pesquisa

Existem muitos jogadores no mundo dos motores de busca. O mais óbvio é o Google. O fato é que quando o Google faz uma mudança significativa como essa, as cabeças começam a virar.

Outros mecanismos de busca, incluindo o Bing, já usam IA há algum tempo. Outros mecanismos de pesquisa estão se destacando graças à IA, como:

  • Andi AI Search: Este é talvez um dos mecanismos de pesquisa baseados em IA que funcionam melhor no momento. Os outros ainda tendem a ter gremlins. Andi resolveu a maioria dos problemas para fornecer resultados de pesquisa baseados em fatos.
  • Metaphor AI Search: Este se concentra mais em mídias sociais e fontes multicanais, como blogs, podcasts e sites de notícias.
  • Brave AI Search Summarizer: Brave cria um resumo de páginas da web para o usuário e links para fontes.

O Google e o Bing ainda serão os mecanismos de busca usados ​​pela maioria dos consumidores, mas a IA está abrindo a porta para mais opções especializadas para pesquisas aprofundadas.