Segredos do tráfego de marca: a porta de entrada para o domínio do SEO

 

O tráfego de marca não é apenas mais um tipo de tráfego para acompanhar. Oferece resultados rápidos e é a chave para o sucesso do seu negócio a longo prazo.

Estatisticas de agosto de 2018 a agosto de 2019 descobriram que 42% das pesquisas online em todo o mundo são de marca.

As implicações disso são enormes. Isso significa que mais de 40% dos consumidores já se decidiram ao fazer compras online. Quatro em cada dez compradores desejam algo com o qual estão familiarizados.

O tráfego de marca oferece resultados. Ele desempenha um papel vital em qualquer estratégia de SEO. Também é fundamental para gerar fidelidade à marca que impulsiona vendas, lucros e SEO orgânico a longo prazo.

Decodificando tráfego de marca versus tráfego sem marca

O tráfego de marca é o tráfego diretamente relacionado à sua marca. Não se trata apenas de uma busca por um produto geral, ou seja, “fast food”. É uma busca por um produto específico, como Whopper, Happy Meal ou Kentucky Fried Wings.

Se você acabou de abrir um novo negócio, é provável que a maior parte ou todo o seu tráfego não seja de marca. Tudo bem, pois o tráfego orgânico sem marca também pode ser eficaz. No entanto, à medida que você ganha seguidores, a quantidade de tráfego de marca deve crescer constantemente.

Algumas de suas pesquisas de marca terão origem em ex-clientes. Outros virão de pessoas que ouviram falar de sua marca nas redes sociais. Algumas dúvidas virão de uma recomendação boca a boca.

Palavras-chave de marca reveladas: o que as diferencia?

Palavras-chave de marca geram mais vendas do que palavras-chave sem marca. O fato é que as pessoas que procuram especificamente pelos seus produtos já sabem o que querem. É mais provável que eles convertam do que aqueles que estão apenas verificando você pela primeira ou segunda vez.

Além do mais, rastrear consultas de marca ajuda você a conhecer as necessidades do seu público. Se você perceber que uma determinada palavra-chave é muito popular, saberá o que seu público deseja ou espera de você. Você pode então se concentrar naquele produto ou começar a oferecê-lo.

Por que o tráfego de marca é uma virada de jogo para SEO

O Google usa vários fatores para classificar um site. Uma delas é a autoridade de domínio. Se alguém pesquisar o nome da sua empresa, a página inicial do seu site estará no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa. Se alguém pesquisar uma palavra-chave de marca, as páginas relevantes do seu site estarão na primeira página dos resultados.

Quando as pessoas clicam nesses resultados, o Google considera seu site valioso. O mecanismo de busca vê que você tem autoridade, responde às perguntas das pessoas e dá resultados. Isso aumenta sua classificação online, o que aumenta o tráfego para seu site.

Além disso, palavras-chave de marca geram resultados mesmo que não sejam a primeira listagem exibida no Google. Um estudo de 2018 descobriram que mais de 80% dos consumidores preferem marcas conhecidas. Sua listagem pode ser a quinta ou sexta, mas ainda assim pode receber mais cliques do que uma listagem superior de uma marca desconhecida.

Estratégias para impulsionar o tráfego de marca

Existem várias maneiras de aumentar o tráfego da marca em seu site. Você desejará usar todos os métodos descritos abaixo para obter os melhores resultados.

Escolha as palavras-chave de marca certas

Por quais produtos/serviços você deseja ser conhecido? Que públicos-alvo você está tentando alcançar? Como é a concorrência no seu nicho? Todas essas são perguntas que você deve se perguntar ao selecionar palavras-chave de marca. Provavelmente, você desejará começar concentrando-se em apenas alguns, portanto, certifique-se de que sejam os mais eficazes.

Ao mesmo tempo, lembre-se de que escolher palavras-chave de marca não é uma tarefa única. Acompanhe seus resultados e reavalie sua campanha periodicamente. Pode ser necessário ajustar sua estratégia devido a novas tendências, tráfego sazonal, etc.

Otimize seu site para pesquisa de marca

Use alt tags e nomes de arquivo de marca para todas as suas imagens. Em vez de “xícara de café grande”, por exemplo, use “xícara de café grande MyBrand”.

Crie landing pages específicas para determinadas marcas e produtos. Isso torna mais fácil para as pessoas encontrarem exatamente o que procuram.

Use a mídia social para promover produtos de marcas específicas. Faça hashtags e vincule-os a páginas específicas do seu site.

Pacote de diretrizes da marca KIT

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo de marca

O marketing de conteúdo de marca não envolve apenas incluir palavras-chave de marca em seu texto. Na verdade, não se trata realmente de se promover. Em vez disso, o marketing de conteúdo de marca trata de construir conexões com as pessoas. Trata-se de ajudar as pessoas a conhecer e confiar em você. Você deseja gerar uma resposta emocional nas pessoas que visitam seu site.

Para começar, você precisará escolher a voz da marca. Você quer ser engraçado, reconfortante, formal, autoritário ou casual?

Em seguida, você precisa ajudar as pessoas a conhecê-lo. Conte uma história ou incentive outras pessoas a contar histórias sobre sua marca. Concentre-se em fornecer conteúdo valioso em vez de realizar vendas.

Histórias de sucesso da vida real: tráfego de marca em ação

A Hawaiian Airlines criou uma campanha de pesquisa que combinava o nome da empresa com palavras-chave sem marca, como “voo para o Havaí”. Em seguida, usou vídeo e marketing de busca para promover a campanha. As reservas de voos aumentaram em 185 e o custo por aquisição diminuiu quase 70%.

A Dove Real Beauty criou uma campanha de marca de sucesso associando sua marca à melhoria da autoestima. A campanha se concentrou em ajudar as mulheres a se sentirem confortáveis ​​consigo mesmas, em vez de gerar vendas. Tornou-se viral e as vendas passaram de US$ 2 bilhões para US$ 4 bilhões em apenas três anos.

Spotify Wrapped é outro grande exemplo de tráfego de marca em ação. Tornou-se viral porque associou o Spotify a ótimas lembranças e às marcas favoritas dos usuários. Embora a marca faça parte do nome, o que importa é contar histórias, e não promoção de vendas.

Campanha de tráfego de marca com a Primize Marketing Digital

Vale a pena o esforço criar uma campanha de tráfego de marca. Além do mais, você não precisa fazer isso sozinho. A Primize Marketing Digital pode te ajudar com tráfego  Depois de definir suas palavras-chave e estratégia nos passamos todo um planejamento para sua marca. confira.