Integrando Conteúdo em Vídeo para Impacto Máximo

Integrando Conteúdo em Vídeo para Impacto Máximo

Quando se trata do seu plano de marketing, encontrar o equilíbrio entre o que funciona para a sua marca e as últimas tendências que captam a atenção do público-alvo pode ser desafiador.

Para enfrentar esse desafio, no entanto, você primeiro precisará determinar quais tendências de marketing de conteúdo estão aqui para ficar e por quê.

Entre no marketing de conteúdo em vídeo.

A evidência claramente mostra que integrar conteúdo em vídeo a um plano de marketing bem-sucedido é uma tendência que não apenas está aqui para ficar, mas também está continuando a aumentar em importância.

Na verdade, desde 2019, o uso de conteúdo em vídeo continuou a aumentar em mais de 90%. Está explodindo em todas as marcas e plataformas e agora se junta ao status de estrela do rock já conferido ao conteúdo escrito de alta qualidade que você já usa.

À medida que a demanda continua a se expandir, provando que o vídeo nunca foi uma moda passageira, mas sim um meio poderoso para alcançar o público atual, desde pequenas empresas até grandes marcas, todos estão percebendo.

Onde quer que você esteja em seu uso atual de conteúdo em vídeo, agora é a hora de aprender como você pode maximizar seu impacto e alcançar os resultados desejados agora, em vez de depois.

A Ascensão do Marketing em Vídeo

Você só precisa passar alguns minutos navegando na web para perceber que a ascensão do marketing em vídeo é pervasiva.

Atualmente, mais de 90% das organizações e marcas estão focadas em aumentar ou manter partes de seus orçamentos de marketing para planejamento e produção de conteúdo em vídeo.

Isso significa que a maioria daqueles que já estão usando algum nível de marketing em vídeo veem seu valor e planejam aumentar seu uso, lutando para encontrar maneiras novas e diferentes de incluí-lo.

Além disso, as ferramentas para a criação de vídeo aumentaram, tornando mais fácil para você se concentrar em criar seu conteúdo de alta qualidade de novas maneiras. Há também um aumento de criadores de conteúdo em vídeo profissionais e autônomos prontos para ajudar.

Marcas que adiam a adição ou aumento de conteúdo em vídeo em suas estratégias de marketing correm o risco de ficar para trás sem uma maneira de alcançar o mesmo patamar.

Por que Vídeo? Compreendendo Sua Versatilidade e Alcance

Se você ainda não tem certeza se deve incorporar mais conteúdo em vídeo em sua estratégia, considere os benefícios. Ele ajuda você a definir sua voz e mensagem, construir novas audiências, se destacar da concorrência e aumentar o número de seguidores nas redes sociais.

Ainda mais essencial, no entanto, é entender a versatilidade e o alcance do conteúdo em vídeo.

A versatilidade do vídeo é emocionante, permitindo que sua equipe de marketing aumente seus níveis de criatividade ao determinar como usá-lo para públicos-alvo pessoais.

Use-o para informar, educar ou entreter tanto os clientes existentes quanto os potenciais, ao mesmo tempo em que constrói uma ferramenta robusta de geração de leads e conversões para alcançar metas mais elevadas.

Com tantas variedades disponíveis para você, basta decidir o que será mais benéfico para sua marca, produto ou serviço. Será uma conversa isolada com seu público, uma série à qual eles podem sintonizar em intervalos regulares ou uma ferramenta chamativa em uma plataforma de mídia social, site ou blog? Você decide.

Use-os para comercializar seus produtos e serviços, construir autoridade em sua indústria, promover uma causa e muito mais.

Quanto ao alcance, o conteúdo em vídeo se destaca. Com a estratégia de marketing certa em vigor, o envolvimento e o compartilhamento social aumentam, expondo você a um público mais amplo como resultado.

Criando uma Sólida Estratégia de Marketing em Vídeo

Embora a criatividade na produção de vídeo seja essencial, tudo começa com a criação da estratégia de marketing em vídeo certa.

Para criar uma estratégia sólida, abaixo está um esboço das etapas a serem incorporadas.

Comece com pesquisa

Identifique as características de cada público-alvo, descubra onde eles passam a maior parte do tempo e determine qual deles segmentar com cada vídeo que você cria. O que os atrai? Saiba o máximo que puder sobre cada persona do comprador.

Crie um plano

Seu plano precisa incluir uma plataforma, orçamento e cronograma.

Com cada plataforma, você precisará determinar que tipo de conteúdo em vídeo é mais popular, juntamente com outras características específicas da plataforma. Por exemplo, identifique limitações de som e tamanho. Além disso, entenda quaisquer ajudas de promoção integradas à plataforma selecionada.

Saber essas coisas com antecedência pode reduzir as possibilidades para o seu conteúdo em vídeo e mantê-lo dentro de um orçamento e cronograma definidos.

Identifique o humor/emocão que você deseja evocar

Que tipo de humor ou emoção você deseja evocar com seu vídeo e sua mensagem? Será ousado, aventureiro, confiante, tranquilizador ou calmo?

Revise os tipos de vídeos disponíveis

Saiba quais tipos de vídeos estão disponíveis e determine qual(es) funcionará melhor para o público-alvo focado, plataforma e impacto emocional.

Considere o rastreamento de métricas

Como você medirá o sucesso do seu vídeo? Quais métricas são mais importantes para você?

Tipos de Vídeos: De Demonstração a Histórias de Marca

Para maximizar sua estratégia de marketing em vídeo, vá além de compartilhar informações sobre como usar seu produto ou serviço.

O objetivo é familiarizar-se com os tipos de vídeos que você pode criar e considerar maneiras de torná-los únicos para sua marca, a fim de maximizar o impacto. Escolha os melhores tipos de vídeo que façam sentido para sua empresa, marca, produto ou serviço, incluindo um ou mais dos seguintes:

Demonstrações

As demonstrações se concentram em mostrar ao seu público como seu serviço ou produto funciona. Se for um produto físico, como uma substância para revestimento de panelas, mostre como aplicá-lo em suas próprias panelas e também teste os resultados. Se você oferece um serviço online ou até mesmo software, guie-os pelo

que ele oferece.

Vídeos de como fazer

Os vídeos de como fazer fornecem instruções sobre algo novo, como usar seu produto para resolver um ponto dolorido. Você pode transformá-lo em um tutorial, envolvendo-os no processo e intercalando como seu produto é uma solução.

Você também pode selecionar um tópico que de alguma forma se relacione com sua indústria, marca, produto ou serviço e criar um tutorial para educá-los ainda mais. Por exemplo, uma empresa de temperos pode criar um tutorial mostrando diferentes maneiras de os clientes incorporarem o produto.

Quando se trata desse tipo de vídeo, encontre maneiras de expandir e compartilhar conhecimento.

Vídeos explicativos

Os vídeos explicativos exploram como seu produto ou serviço resolve um desejo, necessidade ou ponto dolorido específico. Também ajuda seu público-alvo a entender como usar seu produto ou serviço, como este vídeo, que compartilha como começar com o liquidificador Nutri Ninja®.

Vídeos animados

Em ascensão de popularidade hoje estão os vídeos animados. A animação é um bom formato para expressar conceitos difíceis de entender ou para explicar algo mais abstrato. Esses vídeos também são uma maneira de envolver e entreter seu público-alvo.

Vídeos relacionados à indústria e liderança de pensamento

Apresente o que está acontecendo em sua indústria. Entreviste especialistas e líderes de pensamento. Ao fazer isso, você pode construir autoridade e ganhar a confiança do seu público.

Vídeos baseados em eventos

Compartilhe vídeos de eventos com os quais você está envolvido, como conferências, eventos de angariação de fundos e muito mais. Esses vídeos podem ser limitados a uma apresentação pessoal ou entrevista ou a clipes de vídeo que falam com seu público.

Vídeos de depoimentos

Clientes satisfeitos são seus melhores defensores. Coloque-os na câmera descrevendo seus desafios e como sua empresa os ajudou a resolvê-los. Os consumidores de hoje são muito mais persuadidos por depoimentos modernos positivos do cliente do que por técnicas de vendas.

Vídeos de curta duração

Com a atenção curta nos dias de hoje, considere o valor dos vídeos de curta duração. Esses vídeos geralmente têm duração de 60 segundos a pouco mais de dois minutos. Use um para anunciar um desafio de marca, compartilhar um depoimento de cliente curto ou fornecer uma prévia ou teaser atraente de algo novo que está por vir.

Vídeos em 360 graus e de realidade virtual

A realidade virtual (VR) é outra ferramenta a ser usada em sua estratégia de marketing em vídeo. Ofereça uma experiência tipo VR, como com um vídeo imersivo em 360 graus.

Vídeos interativos

Mergulhe seu público em uma experiência com o uso de vídeos interativos. Esses tipos de vídeo tornam a experiência mais pessoal, ao mesmo tempo em que geram novos leads, indicações, tráfego e conversões para você. Crie jogos online, pesquisas ou questionários em formato de vídeo e surpreenda seus espectadores.

Histórias de marca

Use vídeos para mostrar a missão ou visão de sua marca, criando uma conexão com aqueles que desejam pensar nos produtos que usam como alinhados com seus próprios valores. Compartilhe o que torna sua marca única.

Dominando a Produção de Vídeo: Do Roteiro à Tela

Embora você já saiba o que deseja que seu vídeo alcance, é necessária uma planejamento preciso para que ele seja realmente eficaz.

Para dominar a produção de vídeo, você precisa considerar cada etapa, do roteiro à tela, para os diversos tipos de vídeos que escolher incluir em sua estratégia.

Desenvolva um roteiro para seu vídeo.

Qualquer que seja o tipo de vídeo que você escolher criar, você precisará começar desenvolvendo um roteiro.

Como o criador de conteúdo de vídeo designado, comece elaborando o que deseja incluir no vídeo. Em seguida, rascunhe o roteiro e busque opiniões das pessoas envolvidas no processo. Continue editando esse roteiro até ficar satisfeito. Dicas para ajudar incluem:

Certifique-se de que toda linguagem incluída seja clara, concisa e conversacional.
Evite usar palavras e frases complexas.
Escreva na primeira pessoa para se conectar em um nível pessoal com o público.
Evite jargões, clichês e palavras da moda a menos que você tenha uma nova maneira de apresentá-los ou usá-los.
Cronometre seu roteiro para que você saiba quanto tempo seu vídeo terá.
Ensaiar seu roteiro e fazer alterações finalizadas conforme necessário.
Determine como gravar seu vídeo

Determine como você gravará seu vídeo. Será interno, com seu próprio estúdio montado ou com o uso de um contratado externo? Se você estiver fazendo isso por conta própria, considere o equipamento, software e habilidades necessários para criar cada tipo de vídeo.

Selecione e prepare o local

Se não for um vídeo animado ou interativo, escolha um local, que pode ser ao ar livre ou em seu próprio estúdio, e prepare-o antes de começar a gravar, incluindo a iluminação.

Grave seu vídeo

Finalmente, é hora de gravar o vídeo. Como isso começa dependerá do tipo de vídeo que você está criando, como se é com um narrador ou deve ser uma animação.

Essa etapa ativa pode levar várias tentativas, mas continue tentando. Grave ou crie mais do que você precisa e conte com o processo de edição para reduzi-lo para o comprimento e conteúdo ideais.

Faça edições no vídeo

Edite o vídeo uma ou mais vezes. Compartilhe com partes interessadas. Esta é a fase em que você adicionará música, gravará uma narração e tomará outras medidas para torná-lo o melhor vídeo possível para seu público.

Faça o upload do vídeo para a tela

Agora, finalmente, é hora de fazer o upload do seu vídeo para a plataforma ou canal escolhido. Certifique-se de adicionar um título e descrição atraentes e otimizados para SEO.

Além disso, certifique-se de entender os requisitos e as melhores práticas para sua plataforma ou canal escolhido, incluindo:

Formatos de arquivo suportados, como MP4 ou MOV
Dire

trizes de texto, incluindo para o título e descrição atraentes
Imagem de miniatura atraente
Habilidades e procedimentos de transcrição de legendas e/ou vídeo
Escolhendo Plataformas: Onde Exibir Seus Vídeos

Felizmente, você tem uma variedade de plataformas nas quais pode exibir seus vídeos hoje. Após pesquisar a demografia e muito mais de cada plataforma durante suas etapas de planejamento, você deve estar claro sobre onde alcançar seu público-alvo. Exemplos de plataformas de vídeo populares incluem:

YouTube
Facebook
Instagram
LinkedIn
TikTok
Pinterest

Você também vai querer considerar o seguinte:

Canais próprios: site, blog, e-mail
Canais pagos: anúncios de display, anúncios de vídeo out-stream, anúncios de vídeo instream, publicidade nativa, conteúdo patrocinado e marketing de influenciadores
Medindo o Sucesso: Métricas e Análises em Marketing de Vídeo

Durante as etapas de planejamento para o seu conteúdo em vídeo, certifique-se de definir as métricas que você estará rastreando e medindo ao longo do caminho. Estes podem incluir qualquer um dos seguintes:

Contagem de visualizações: a contagem de visualizações fornece o número de vezes que os usuários viram seu vídeo. Isso oferece uma maneira de rastrear o alcance e os aumentos na conscientização da marca.
Taxa de reprodução: a taxa de reprodução fornece a porcentagem de espectadores que reproduziram seu vídeo dividido pelas impressões recebidas. Use essas informações para determinar o quão relevante e atrativo é seu conteúdo para o público.
Taxas de interação: A interação, como compartilhamento social e comentários, pode mostrar o quão bem seus vídeos ressoam com seu público-alvo e além.
Taxa de conclusão do vídeo: a taxa de conclusão do vídeo é o número de consumidores que realmente assistiram seu vídeo até o final dividido pelo total daqueles que o reproduziram. Se for baixo, pode ser que, em algum momento, seu vídeo não tenha ressoado com eles.
Taxa de cliques: a taxa de cliques é o número de vezes que os espectadores clicam na chamada para ação apresentada dividida pelo número de visualizações do vídeo. Esta métrica é um indicador útil da eficácia do seu vídeo em incentivar os espectadores a realizar uma ação preferida.
Conectando-se com seu público: Personalização e Autenticidade

Os vídeos oferecem a você uma oportunidade única de se conectar com seu público. Você pode aumentar essa conexão com o uso de personalização e autenticidade.

Ao personalizar o conteúdo do seu vídeo, como por meio de pesquisas ou jogos interativos, você pode continuar a conversa. Por exemplo, você pode responder individualmente com um e-mail que inclui recomendações personalizadas ou um vídeo recapitulando uma reunião ou apresentação relevante que fale com aquele participante pessoal.

O conteúdo do seu vídeo também pode falar à sua autenticidade ou à da sua marca, construindo confiança e lealdade entre seu público-alvo.