10 ferramentas gratuitas do Google para profissionais de marketing em 2024

O Google não trata apenas do mecanismo de busca.

Acredite ou não, o Google oferece mais de 120 produtos e serviços digitais.

Isso inclui favoritos conhecidos como Gmail, Google Maps e YouTube, além de várias ferramentas para negócios, produtividade e desenvolvimento.

Então, você deve estar se perguntando: o que os profissionais de marketing podem realmente usar dessas ferramentas?

Você acabou de pousar no lugar certo.

Nesta postagem do blog, estamos revelando 10 ferramentas gratuitas do Google para marketing que irão turbinar seus esforços em 2024.

Vamos começar!

1. Alertas do Google

Essa ferramenta permite monitorar menções ao nome da sua empresa, produtos, concorrentes e todo tipo de coisas interessantes sem esforço.

Imagine receber e-mails sempre que houver uma nova página da web, artigo de jornal ou postagem de blog que corresponda ao seu interesse – é basicamente isso!

Página inicial dos Alertas do Google

Isso é ótimo para rastrear sua reputação e menções online. Além disso, é muito útil para estratégias de SEO e análise de concorrentes porque você sempre ficará atualizado com notícias ou desenvolvimentos relevantes conforme eles acontecem.

Você realmente também pode personalizar isso; escolha a frequência com que deseja atualizações, escolha fontes de sites de notícias a blogs, decida os idiomas e regiões preferidos – você pode até definir métodos de entrega.

Melhor parte? É totalmente grátis!

2. Tendências do Google

Esta é uma ferramenta gratuita fantástica que pode ajudá-lo a ver a popularidade de determinadas palavras-chave ao longo do tempo e em diferentes lugares do mundo. Ele ainda permite comparar essas palavras-chave entre si usando gráficos úteis.

Página inicial do Google Trends

Isso fornece aos profissionais de marketing informações valiosas sobre as tendências e os ajuda a tomar decisões mais inteligentes sobre qual conteúdo criar ou em quais produtos focar.

É como ter uma bola de cristal para entender o comportamento de pesquisa!

Esteja você administrando uma empresa ou apenas curioso sobre as tendências atuais, o Google Trends é fácil de usar e super informativo.

3.Google Analytics

Essa ferramenta poderosa e gratuita permite monitorar o tráfego do site, rastrear qual conteúdo é mais apreciado, ver quem está voltando para ver mais e até mesmo por quanto tempo eles ficam no seu site.

Página inicial do Google Analytics

Esteja você administrando uma loja de comércio eletrônico ou gerenciando um blog WordPress, o Google Analytics pode impulsionar significativamente seu plano de marketing.

Você será capaz de reconquistar usuários que podem ter escapado e identificar novos clientes em potencial ansiosos para comprar o que você está vendendo.

É tudo uma questão de entender o que funciona melhor para que você possa melhorar suas estratégias gerais de marketing em cada etapa do processo.

4. Console de pesquisa do Google

As Ferramentas do Google para webmasters (agora chamadas de Search Console) são o seu serviço preferido para monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Página inicial do Google Search Console

Com uma variedade de ferramentas e relatórios, você pode monitorar o que é indexado pelo Google, ver para quais palavras-chave você está classificado, garantir que não haja problemas surgindo e enviar mapas de sites diretamente ao Google!

Essencialmente, o que importa é que o seu site seja notado pelo próprio Google!

5. Google Anúncios

Esta é uma plataforma poderosa onde você pode criar e gerenciar campanhas publicitárias pagas no mecanismo de busca do Google.

Imagine o seguinte: o seu anúncio aparece logo no topo quando alguém pesquisa palavras-chave relacionadas ao seu negócio!

Mais olhos significam mais tráfego direto para o seu site.

Página inicial do Google Ads

Além disso, ele vem com análises de desempenho detalhadas – para que você obtenha insights sobre cliques, impressões (com que frequência são vistos), taxa de cliques (CTR) e custo por clique (CPC).

Essas informações ajudam você a ajustar as coisas da maneira certa para atingir as palavras-chave de alto desempenho. A plataforma em si é gratuita, mas lembre-se de que você precisará pagar por todos os anúncios que colocar.

E não se esqueça do Planejador de palavras-chave. É como um guia interno que informa quantas pessoas estão pesquisando determinados termos e quão acirrada é a concorrência.

Isso pode realmente ajudar a identificar quais palavras aumentarão a pontuação da sua campanha!

6. Perfil comercial do Google

Já se perguntou como algumas empresas aparecem no topo quando você pesquisa algo local? Isso geralmente acontece graças ao Perfil da Empresa do Google (anteriormente conhecido como Google Meu Negócio).

Página inicial do perfil da empresa no Google

É um bilhete dourado que permite ao seu negócio brilhar nas buscas locais em plataformas como o Google Maps, e não custa um centavo!

Com esta ferramenta, você pode gerenciar todos os detalhes importantes do seu negócio online – pense no horário de funcionamento, informações de contato e até mesmo listas de produtos.

Manter um perfil atualizado não apenas aumenta a visibilidade, mas também constrói credibilidade por meio de avaliações de clientes.

Portanto, se você tem como alvo clientes locais ou atendendo uma área específica, esta ferramenta é absolutamente indispensável.

7. Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta obrigatória para profissionais de marketing. Ele ajuda você a manter sua agenda sob controle, organizando tarefas, definindo lembretes e cumprindo prazos com eficiência.

Página inicial do Google Agenda

Colabore facilmente com sua equipe para coordenar campanhas e compartilhar calendários, para um trabalho em equipe mais tranquilo!

Planejar eventos como webinars ou lançamentos de produtos nunca foi tão fácil – basta planejá-los no calendário e acompanhar tudo em um só lugar.

Também é perfeito para construir um calendário editorial onde você pode planejar postagens de blog e conteúdo de mídia social sem suar muito, tudo isso de forma totalmente gratuita!

8. Google Gêmeos

Gemini é uma excelente ferramenta que muda o jogo para os profissionais de marketing. Pense nisso como a resposta do Google ao ChatGPT!

Com esta ferramenta de IA, você pode criar e-mails rapidamente, encontrar informações, resumir documentos e automatizar tarefas sem muito esforço.

IU do Google Gemini

Ajuda a aumentar a produtividade em vários aspectos de suas operações de marketing, como criação de conteúdo, análise de dados e melhoria do desempenho da campanha.

Melhor ainda? Também funciona perfeitamente com outras ferramentas do Google!

Além disso, graças à navegação e ao processamento na web em tempo real, os profissionais de marketing (como você) podem identificar rapidamente novas tendências. Você pode adaptar estratégias em qualquer lugar e se alinhar com o que está em alta no mercado agora.

9. Google Meet

Você já conferiu o Google Meet? É uma ferramenta de videoconferência incrível (e gratuita!), perfeita para sua próxima grande reunião ou sessão de brainstorming.

Página inicial do Google Meet

Integrando-se perfeitamente com outros aplicativos do Google Workspace, ele oferece recursos interessantes, como legendas ao vivo para ajudar todos a acompanhar, opções de gravação para que nada seja perdido e recursos fáceis de compartilhamento de tela para tornar a colaboração muito fácil.

10. Documentos Google

Facilita a colaboração, permitindo que várias pessoas editem documentos em tempo real e compartilhem projetos sem esforço.

Além disso, ele vem carregado com modelos, complementos úteis e acesso off-line se você estiver em trânsito, tudo perfeitamente integrado a outros serviços do Google para manter tudo funcionando perfeitamente.

Página inicial do Google Docs

E não se trata apenas de escrever documentos!

Você também pode experimentar Planilhas Google para suas necessidades de dados ou crie apresentações visualmente atraentes com Apresentações. Você pode até usar Formulários para coletar informações sem esforço.

Palavras Finais

Resumindo, o conjunto de ferramentas do Google vai muito além do seu famoso mecanismo de busca.

Para os profissionais de marketing, essas 10 ferramentas gratuitas do Google foram projetadas para facilitar sua vida e, ao mesmo tempo, maximizar seu impacto.

Cada ferramenta oferece recursos exclusivos, desde rastreamento de tendências e análise de dados até gerenciamento de campanhas e agendamento de reuniões.

Então por que não aproveitar?

Feliz marketing!

Sua próxima leitura está a apenas um clique de distância:

 

Leia também